sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Envelhecer...




O que é envelhecer? Um ato da passagem do tempo, amadurecimento, idade avançada, sinônimo de problemas de saúde? PARE E PENSE... defina ao seu modo, a sua experiência de vida.


Você tem medo?




Acho que para quem está na área da saúde, como é o meu caso, envelhecer é um conceito científico, que estudamos, tratamos, discutimos. Mas quem quer envelhecer? Ninguém né?


Eu sou relativamente jovem, mas confesso ter medo desse processo de passagem do tempo. Não só dos problemas de saúde, mas também da solidão. É um medo de "dar trabalho", de não estar satisfeita com a pessoa que me tornei. Medo de ser incapaz de cuidar de mim mesma. De sofrer sem saber porque, de não lembrar das pessoas que amo, ou de não ser lembrada por eles.



E se tudo der errado? E se eu me tornar uma pessoa sozinha, sem raízes, sem amor? A vida nos possibilita tantos caminhos, como saber qual o certo? Como programar uma velhice? Isso é possível?



Não sei se tenho respostas para apenas uma dessas questões, gostaria tanto de tê-las. Mas penso bem, cada vez que me encontro com um idoso, com meus pais. Cada vez que penso em falar algo para minha mãe ou meu pai que possa magoá-los. Nem sempre é possível, sou humana. Mas tenho pensado muito em como quero ser tratada, e consequentemente, me esforço para tratá-los desse jeito.



Já não tenho meus avós vivos, mas adotei a Vó Emília e dedico à ela o meu amor. Lembro de como minha avó contava suas histórias, e como ela gostava de fazê-la. Por isso, tenho esses medos, onde vou e o que serei. E dividir isso aqui, me conforta. Porque os anos vão passar, já estão passando mais rápidos que antes. E nunca é tarde para pensarmos no que estamos nos tornando e quais as consequências do que fazemos. É a velha história... plantar hoje para colher amanhã...

Um comentário:

  1. engraçado... Tenho pensado em como tenho tratado meus pais, principalmente minha mãe! Tenho tentado ter mais paciência, e confesso que é difícil, até pela história que tenho com eles! E agora percebi que quase não penso na minha velhice, em nenhum aspecto! Olha vc me ajudando de novo! :-)

    ResponderExcluir