sábado, 1 de setembro de 2012

"Reflexão nossa de cada dia..."

É difícil adaptar-se a um mundo onde pessoas dizem que amam sem entender o real significado desta palavra, ou de fato saber o que é sentir amor por alguém. Cada um pensa somente em si mesmo. E é legal apenas quando lhe convém, esquecendo de distribuir gratuitamente respeito e consideração para aqueles que os cercam e que cultivam um carinho. Aliás, minha educação e experiência de vida, me ensinaram que TODOS merecem meu RESPEITO, mesmo os que eu acho que não. 

Hoje em dia tudo é muito fútil, rápido e sem sentido. Não estou falando que devemos ser corretos conforme as "leis básicas da sociedade". Acho que devemos arriscar, apaixonar e desapaixonar, rir e chorar, e de vez em quando até fazer alguém chorar de tristeza. Porque viver é isso, é um eterno errar e aprender. Mas persistir em erros claros é burrice, e por diversas vezes mau caratismo. Ninguém tem o direito de magoar, iludir e sacanear... sabendo que está fazendo isso, e vendo o outro derramar lágrimas.

Pessoas que sempre querem "se sair bem", são pessoas vazias e dignas de pena. Admiro os que terminam uma relação por não querer magoar, que são sinceros, que tentam preservar o sentimento alheio, mesmo sabendo da dor que pode ser gerada. Até porque no fim, evita-se uma dor e uma decepção maior no futuro. Mas também admiro de certa forma os que preservam uma relação, como um casamento, para não magoar e manter os laços afetivos. Isso também é uma forma de amar, talvez não a mais correta e sensata, porém não deixa de ser amor. 

É muito fácil vestir uma máscara e se fazer de legal quando convém, discursar sobre religião, Deus e suas crenças. Mas a máscara cai quando não colocamos em prática o que aprendemos ou pregamos em nome de nossas crenças religiosas. Isso aplica-se também para crenças morais, e para aqueles assuntos polêmicos. Sejamos menos hipócritas e moralistas, deixemos que nosso lado humano aflore... nem que seja para errar e aprender.

Ninguém é perfeito. É inevitável, vamos magoar e decepcionar as pessoas que amamos e/ou que nos amam. Mas até que ponto estamos colocando o dedo na ferida? Até que ponto sabemos que nosso dedo está lá e não o tiramos?

Ninguém é perfeito, mas que o esforço para o crescimento seja sempre constante. Tire sua máscara. Permita-se. Peça desculpas. Dê um abraço. Apaixone-se. Faça algo diferente. Ajude um desconhecido. Termine. Recomece. Seja sincero. Mas acima de tudo RESPEITE, seja como for. E trate TODOS com  educação. Mesmo que você não a tenha de berço, que a conquiste por instinto e experiência. Nunca é tarde para aprender nada. Nunca é tarde para pedir desculpas. Nunca é tarde para acreditar que só com amor conseguimos nos tornar melhores, amando o que for.

Um comentário:

  1. e no momento que me preparo para pedir desculpas para alguém que enganei, magoei, vc vem e toca no assunto... eita sintonia!!! Amo sua alma, sempre sincera, de palavras doces que sempre chegam no momento exato!!! Obrigada por me ajudar mais uma vez!!!

    ResponderExcluir